terça-feira, 27 de novembro de 2012

Açucena com semente de planta



Dos fortuitos encontros, reminiscências do que sou.
Esta flor que conheço como açucena a venho reencontrando nos últimos tempos. Esta a encontrei em visita a um amigo de meu marido, o Candido, em Colombo, no estado do Paraná. 
Estas eu as encontrei em frente à casa onde mora o Candido, num campo com muitas açucenas floridas e de lá trouxe quase três bulbos, que plantei e espero que a seu tempo nasçam e depois floresçam no jardim de casa.
Conheci-a ainda na infância, quando a cada ano eu notava na janela do quarto de minha avó materna um caldeirãozinho de ferro, já furado, de onde primeiro brotavam as folhas e depois surgiam de de dentro da terra um algo marrom que crescia e abria-se em flor rosa. 
A vida ganhou muitos contornos e paisagens. 
Até que a reencontrei, primeiro na cor branca para depois ser quase que atropelada por uma estante com bulbos à venda num supermercado, na cor da flor da infância: rosa.
Este foi um acontecimento significativo, porque isto aconteceu próximo a uma missa das mães na Paróquia em que minha mãe recém falecida havia ajudado a construir; inclusive assentando tijolos e depois toda a luta para manter a Comunidade até transformá-la em Paróquia. 
Eu tinha a intenção de no dia da missa oferecer a todas as pessoas presentes na igreja algo. Então, quando eu avistei os bulbos em saquinhos plásticos a serem vendidos, comprei todos, e distribuí-os com ajuda de meus familiares, com o sentido único de, por meio desta planta, fazer uma homenagem a minha querida mãe. 
Tão singela e "tão gentil", como expressou meu filho no momento em que soube que sua avó havia partido para uma outra viagem...
E esta flor ainda vem acompanhada da semnte de outra... Como a vida!

Imagem: Leda Lucas
Texto: Leda Lucas

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Posted by Picasa

Arte e Literatura num muro




Quando a gente sai da caixa, acaba por encontrar-se.

Imagem: Leda Lucas

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Posted by Picasa

O cio da terra - Chico Buarque e Milton Nascimento

Carregado por  em 24/01/2009
Os dois cantam uma composição própria para especial da TV Globo em 1982.

Cedido e postado originalmente pelo usuário "pugaman77".

Categoria:

Licença:

Licença do YouTube Padrão

Em dia chuvoso como o de hoje bate na alma da gente uma saudade atávica de significados.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@